11/01/2010

Briosa vence Naval e sobe dois lugares

A Académica recebeu e venceu hoje a Naval por 2-0 numa partida que levou a Briosa a subir para o décimo lugar da Liga Sagres, ultrapassando precisamente o seu adversário de hoje mas também o Paços de Ferreira, que cedeu um empate na deslocação a Olhão.

Os comandados de André Villas Boas entraram fortes na partida e foi logo aos nove minutos que inauguraram o marcador, por intermédio de Lito. Emídio Rafael executou de forma célere um lançamento lateral e o cabo-verdiano, na cara de Peiser, fez o primeiro da tarde, perante a apatia dos centrais da Naval.

O golo madrugador dos “estudantes” catapultou a equipa para uma exibição personalizada e, jogando pelo seguro, ia incomodando Peiser com jogadas bem delineados pelo sector atacante.

Orlando, de livre, obrigou o guardião forasteiro a defesa apertada mas foi já perto do intervalo que iria surgir o segundo para a Briosa. Tiero fez tudo bem na direita e cruzou para a cabeça de Sougou que não desperdiçou a oportunidade. O senegalês, melhor marcador da equipa, contabiliza já sete tentos na prova.

O apito final do árbitro chegava e a Académica consegue assim um triunfo com duplo sabor, não só porque conseguiu uma deliciosa vitória frente a um rival mas também porque o triunfo permitiu à equipa de Villas Boas alcançar o décimo lugar da tabela, agora a três pontos de Marítimo e Rio Ave, equipas que seguem à frente da Académica.

Fonte: AAC - OAF

Bolo de Ançã é alvo de projecto de investigação

O Centro de Estudos Educativos de Ançã está a desenvolver um projecto de investigação, dedicado ao símbolo da gastronomia local: o bolo de Ançã. Denominado “A influência da fermentação no fabrico do bolo de Ançã” o projecto proposto a concurso aos microprojectos Ciência Viva (da “Ciência na hora”) já está a ser desenvolvido pelos alunos dos 10.o e 12.o anos no âmbito das disciplinas de Biologia e Química, os quais são orientados pelos professores das disciplinas envolvidas, com a colaboração de investigadores do Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra.

Para além da colaboração científica, este trabalho contará ainda com o apoio da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Cantanhede, que disponibilizaram a sua colaboração de modo a apoiar na divulgação junto das boleiras, bem como a toda a comunidade e comunicação social.

Este trabalho, segundo o Centro de Estudos Educativos de Ançã, visa fomentar o ensino experimental das ciências, «garantindo um papel activo dos alunos no desenvolvimento das actividades, bem como estreitar as relações escola-comunidade».

Notícia completa em: Diário de Coimbra


© 2009 - Coimbra Space