A Académica está mais pobre. Mário Mexia (12 na foto), um dos melhores basquetebolistas portugueses de todos os tempos e que defendeu com tanto amor e dedicação a camisola da Briosa, faleceu ontem à noite, aos 72 anos, vítima de doença.
Mário Pais Mexia Leitão era natural de Coimbra e licenciou-se em Biologia, seguindo depois a carreira de director industrial. No desporto, o basquetebol era a sua grande paixão.
Ao serviço da Associação Académica de Coimbra, Mexia realizou 13 temporadas, um total de 372 jogos, nunca sofrendo qualquer sanção disciplinar. Ao serviço da Selecção Nacional, Mário Mexia foi 14 vezes internacional (4 pelos juniores, 10 pelos seniores), chegando também a participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus e nos I Jogos Luso-Brasileiros.
A sua mais-valia desportiva mas também pessoal valeu-lhe 3 condecorações: em 1964, a Medalha de Mérito Desportivo da Federação Portuguesa de Basquetebol e a Medalha de Bons Serviços; em 1991, a Medalha de Mérito Desportivo.
Nascido a 11 de Dezembro de 1936, Mário Mexia deixa-nos a 29 de Outubro de 2009, depois de ter dedicado grande parte da sua vida à Académica.
Fonte: AAC - OAF
0 comentários:
Enviar um comentário