11/11/2009

Primeira Unidade de Medicina Desportiva hospitalar nos HUC

Está a funcionar há cerca de uma semana, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), a consulta da nova Unidade de Medicina Desportiva e do Exercício, a primeira do género a ser criada num hospital público do país. Coordenada por Páscoa Pinheiro, que durante anos esteve à frente do Centro de Medicina Desportiva, a unidade ocupa, temporariamente, o espaço da Medicina Física e de Reabilitação, estando previstas obras de ampliação e, numa última fase, a transferência para o bloco de Celas, adiantou ontem Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração dos HUC.

Se os atletas de clubes, associações e federações encontram nesta nova oferta uma possibilidade de realizarem uma consulta de alta resolução, com o apoio das diferentes especialidades médicas existentes no hospital, o novo serviço, que integra o Centro Integrado de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, quer servir a população em geral. É por isso que haverá um esforço de sensibilizar os centros de saúde para a importância de encaminharem certos doentes para a Unidade de Medicina Desportiva e Exercício, frisou Páscoa Pinheiro.

Além das consultas e da prescrição de exercício físico, a Unidade de Medicina Desportiva tem ainda a vertente da investigação, daí a interligação com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e também da formação de especialistas, a aguardar autorização da Ordem dos Médicos. Nesta matéria, há um acordo com a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol para a realização de estágios.

As consultas interdisciplinares funcionam às segundas e sextas-feiras, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 20h00, e às terças e quintas, das 14h00 às 20h00. No entanto, se a procura se justificar, a unidade alargará os horários, garantiu Fernando Regateiro.

Notícia completa em: Diário de Coimbra

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space