22/09/2009

Bastien e Bastienne - Ópera de Coimbra

A Ópera de Coimbra apresenta Bastien e Bastienne, em português, de W. Amadeus Mozart. Um projecto: Ad Libitum, Companhia das Artes / Teatro dos Castelos, Cooperativa de Cultura.

De enredo simples e curta duração (cerca de 50 minutos), Bastien e Bastienne é considerado um dos notáveis exemplos do género singspiel (diálogo falado entre a música) em que se insere. Numa nova versão em português que visa devolver eficazmente a jovialidade simples de diálogos e canções, este espectáculo da Ópera de Coimbra apresenta-se com uma equipa alargada de actores/cantores e músicos e conta com o apoio cúmplice de artistas plásticos e de gente ligada à cultura e às artes de palco.

Peça composta em 1768, quando Mozart tinha apenas doze anos, o seu libreto é o resultado de sucessivas reelaborações de uma opereta de Rosseau, Le Devin du Village, apresentada com grande sucesso em Paris, em 1752.


O enredo trata das desventuras de uma moça do campo, Bastienne, em risco de perder Bastien, o seu amado, enredado por outras seduções. Desesperada e almejando reconquistar o seu grande amor, ela recorre à ajuda de Colas, o feiticeiro. A trama desenvolve-se em torno dos conselhos dados aos enamorados pelo feiticeiro e do choque entre os dois, até à reconciliação final.

Bastien e Bastienne é uma obra de grande simplicidade, marcada por uma unidade melódica que se estabelece de maneira natural. O seu despojamento e concisão estão associados a uma grande fluência e dinamismo. Ao mesmo tempo já é possível, como no Mozart adulto, identificar a caracterização de cada personagem, através dos recursos musicais.


Elenco: Ana Loureiro, Ana Raquel Roseiro, João Barros, Nuno Mendes, Ricardo Vicente, Tânia Ralha

Orquestra: Ana Rosa (Trompa), António Ramos (violino), Clara Ramos (violino), Guilherme Sousa (oboé), João Ventura (viola de arco), Jorge Cardoso (oboé), Magda Malva (flauta transversal), Pavel Changli (violoncelo), Rui Morais (contrabaixo)

Coros: Grupo Vocal Ad Libitum e Coro Infantil Cherubini Ad Libitum

Direcção Geral e Encenação Júlio Sousa Gomes; Direcção Musical Isilda Margarida

Ingressos: 3,00€ (dos 6 aos 11 anos) 10,00€ (a partir dos 12 anos)


Aquisição de bilhetes:

- no local/dia dos espectáculos (a partir das 20h00);

- Postos autorizados: “Bikini Café” (Rua Carlos Seixas, 265) e balcão do “Diário As Beiras” (Galerias do Arnado)
- electronicamente, através do site www.adlibitum.pt

Informações:

Telem. 931150743

Telem. 960165979
Telem. 964011772
e-mail: operadecoimbra@gmail.com

1 comentários:

Unknown disse...

vi,ouvi e senti...simplesmente brutal


© 2009 - Coimbra Space