06/08/2009

Académica fecha temporada no pódio

Encerou com vitórias a época 2008/2009 da Secção de Natação da Associação Académica de Coimbra. Depois da conquista do título nacional, os masters alcançaram, no último fim-de-semana, vários pódios no XX Campeonato de Espanha Master– Open de Verão. Em Madrid, alguns nadadores melhoraram mesmo as suas marcas pessoais.

Teresa Oliveira, Isabel Monteiro e Joaquim José Freitas estiveram em destaque numa competição que apresentou, mais uma vez, um elevado número de inscritos e excelentes índices competitivos. Participaram 881 atletas em representação de 126 emblemas.

Maria Teresa Oliveira ao efectuar o tempo de 1.24,22 na sua prova de 100 livres estabeleceu novo recorde nacional (cat. 50-54 anos).


Joaquim José Freitas (60-64 anos) foi o expoente máximo de uma comitiva constituída por nove elementos. Classificou-se na primeira posição aos 50 metros bruços, batendo a concorrência com o tempo de 40.10 segundos. Na mesma distância, mas aos 100 m, logrou atingir a segunda posição, ficando a menos de dois segundos (1:33.36 minuto) do vencedor.

Rui Rebelo (25-29) apresentou-se ainda em bom nível no sector masculino. O mais jovem nadador dos veteranos da Briosa terminou no sexto lugar aos 200 m livres e 100 m mariposa.

Em femininos, Teresa Oliveira (50-54) e Isabel Monteiro (55-59) sentiram também o peso das medalhas. A primeira fechou os 50 m mariposa no terceiro posto (37.25 s), enquanto a segunda registou igual resultado aos 100 m bruços (2:03.17 m). As duas nadadoras coroaram a participação com uma excelente performance nos 50 m livres, pisando o segundo patamar de distinção.

De salientar as prestações de Luísa Oliveira (45-49) aos 100 e 200 m costas, arrecadando o quinto lugar. O mesmo sucedendo com a estafeta feminina nos 4×50 m estilos, constituída por Luísa Oliveira, Isabel Monteiro, Teresa Oliveira e Renata Almeida.

Os estudantes terminaram a deslocação ao país vizinho na 43ª posição da classificação geral, com 264 pontos. De Portugal viajaram ainda o Ginásio Clube Figueirense e o Clube Fluvial Vilacondense.

Fica na memória mais uma excelente temporada da Associação Académica de Coimbra. A nível interno, foram os grandes vencedores do Open de Inverno, sagraram-se campeões nacionais (79 vitórias) em todos os sectores (masculinos, femininos e absolutos) e conquistaram a II Taça Masters (prova que premeia as três competições organizadas pela Federação Portuguesa de Natação).

Para além das participações de destaque no VI Troféu Cidade Caldas da Rainha II e no Campeonato Nacional de Águas Abertas, entraram no livro de ouro dos recordes nacionais com mais de quatro dezenas de tempos máximos alcançados. Actualmente, são 55 os joviais nadadores que defendem a bandeira negra, um número que tem vindo a aumentar todos os anos e que é elucidativo da vitalidade e dinamismo do escalão.


Fonte: Natação AAC

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space