25/08/2009

Noite de Etnografia e Folclore

Cabe ao Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas e ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira animar a próxima NOITE DE ETNOGRAFIA E FOLCLORE, na Baixa da Cidade, na Sexta-feira, dia 28 de Agosto. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Cultura da Autarquia, com a colaboração da AFERM (Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego). Em desfile, cada grupo segue desde o Largo da Portagem, a partir das 21h45, até à Praça 8 de Maio, local onde cada um deles realizará a respectiva actuação, que inicia, para o primeiro grupo, às 22h00.

O GRUPO ETNOGRÁFICO DA CASA DO POVO DE SOUSELAS (GECPS)formou-se em 1985 mantendo, desde então, vivas as tradições do povo, no sentido de serem preservadas a história e a cultura popular da freguesia e de toda a Região Beirã onde se insere. Traja, canta e dança com base na actividade e vida das suas gentes, desde o século XIX até inícios do século XX. Nas danças, predominam as “modas de roda”, “viras” e “verde-gaios”, dançadas, em tempos muito idos, nos largos da igreja e do Senhor do Terreiro, nas eiras, soalheiros, fogueiras e romarias.

De entre a variedade de trajes que os elementos do GECPS envergam nas suas actuações destaque-se os trajes Domingueiros (lavradores ricos e abastados); Ver a Deus; Noivos; Romeiros; Bairradina; Feirantes; Vendedeiras; Pastores; Moleiro e Trajes de Trabalho, onde se destacam: vindima, apanha da azeitona, ceifeiros, lavadeira, mulher da lenha, cavador, eiras e zézito. O Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Souselas promove colóquios, participa em festivais nacionais e internacionais, faz reposições de costumes extintos, edita publicações de interesse histórico-etnográfico e possui um vasto espólio etnográfico de peças museológicas. Mantém viva uma Escola de Música de Instrumentos Tradicionais, que promove aulas de educação musical nas classes de violino, viloa toeira, cavaquinho, bandolim, concertina e viloa.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (GFCPC) formou-se em 1962, tendo como principais linhas de acção a recolha de cantigas, danças, gastronomia tradicional, rezas e objectos de utilização quotidiana dos antepassados da localidade, bem como dos trajes tradicionais da Região que representa. A cultura popular da Região é promovida pelo Grupo através do espólio que é apresentado na sala-museu instalada no edifício sede do GFCPC. A variedade de trajes representa o vestuário dos habitantes de Ceira nos fins do século XIX, princípios do Século XX. A título de exemplo destaque-se o traje das Lavadeiras do Rio Ceira, das Vendedeiras, dos Trabalhadores Agrícolas, do Barqueiro, do Marchante, dos Romeiros, dos Noivos e das Tricanas de Coimbra.

O Festival de Folclore é um evento que prestigia as raízes culturais da Região, constituindo uma das mais significativas realizações anuais do Grupo, de âmbito internacional, um certame reconhecido como um dos melhores da Região Centro, integrando diferentes grupos congéneres de elevada qualidade. Editou cinco registos fonográficos representativos do vasto repertório que o GFCPC tem levado a inúmeros Festivais de Folclore por todo o País assim como ao estrangeiro, nomeadamente, aos principais Festivais da Europa, de que são exemplo os realizados em Espanha, França, Bélgica, Holanda e Itália.

O Vereador da Cultura

Mário Nunes

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space