21/08/2009

Feira das Cebolas 2009

A Feira das Cebolas (antiga Feira de S. Bartolomeu), que o Departamento de Cultura e o Grupo Folclórico Camponeses de Vila Nova fazem sair à rua, anualmente, constitui uma das iniciativas que muito tem contribuído para a preservação e divulgação dos ancestrais usos e costumes das gentes coimbrãs.

Estarão, assim, a animar o recinto da antiga Praça Velha, de 15 a 22 de Agosto, muitos dos que fazem do cultivo da terra, na freguesia de Cernache, uma actividade diária.


Aos ceboleiros que estarão, durante o dia, a vender os seus produtos, juntam-se outro tipo de acções paralelas, que visam a promoção da Gastronomia e doçaria típicas do concelho de Coimbra (representadas nas tradicional “Tasquinha do Timpanas” onde se poderá saborear o caldo verde, a sardinha de pasta, os bolos e pataniscas de bacalhau, o arroz doce, escarpadas e arrufadas de Coimbra, tudo “regado” com o licor de canela, a jeropiga ou o bom vinho tinto de lavrador), dos Jogos Tradicionais e, sobretudo, do Folclore e Etnografia, através das sucessivas animações nocturnas com folclore que o evento integra.

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space