01/08/2009

Quarto Crescente e G.F.C.P.U.C.

As Noites da Canção de Coimbra, divulgam a Canção Tradicional Urbana de duplo filão (o popular e académico), animando vários locais da cidade. A iniciativa dirige-se, sobretudo, aos turistas que visitam Coimbra nesta época. Aos 16 Grupos de Fado de Coimbra participantes no projecto, associam-se grupos de etnografia e folclore, que apresentam actuações reveladoras da vertente popular e futrica da Canção de Coimbra.

Hoje, pelas 21h30 no Pátio de Almedina, podemos assistir ao Grupo de Fado Quarto Crescente e ao Grupo de Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra.

O grupo de Fados e Canções de Coimbra, Quarto Crescente é composto por José Manuel Beato, juntamente com José Saraiva Gouveia e Paulo Jorge Larguesa.

O G.F.C.P.U.C. foi fundado em 1985 e trouxe de novo à cidade tradições da sua memória colectiva que estavam completamente esquecidas ou, no mínimo, esbatidas nessa memória, como "Os Cantares das Janeiras e dos Reis", "A Feira dos Lázaros", "A Apanha da Espiga", "A Romaria do Espírito Santo", "As Fogueira de S. João" e "As Serenatas Futricas".

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space