20/10/2009

Abertura do Festival de Música de Coimbra

É já dia 22 de Outubro às 21h30, na Biblioteca Joanina a abertura do Festival de Música de Coimbra, com o Recital de Acordeão e Piano por Gonçalo Pescada no acordeão e Ian Mikirtoumov no piano.


Aclamado pela imprensa como “um dos maiores acordeonistas portugueses da actualidade”, GONÇALO PESCADA é considerado um dos maiores talentos da sua geração. Iniciou os estudos musicais aos oito anos, no Algarve, e continuou a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas) e França (Centre National et International de Musique et Accordéon).
Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004). Recentemente, com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006), viu a sua carreira tomar um rumo internacional. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve, Orchestr Utopica, Esart Ensemble, as Orquestras de Câmara de Cascais e Oeiras, Filarmonia das Beiras, Académica Metropolitana, Estoril Ensemble e Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Participou em Festivais prestigiados como o 33º Festival de Música do Estoril, Dias da Música em Belém (2008), 30º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e 39º Sofia Music Weeks International Festival (Bulgária). Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a Rádio e Televisão de Portugal e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara.

O pianista IAN MIKIRTOUMOV nasceu em 1974 em Moscovo (Rússia). Entre 1981 e 1992, frequenta a Escola de Estado de Arte Coral “A. V. Svechnikov”. Licenciado em “Direcção Coral” pela Academia Superior de Arte Coral de Moscovo em 1997 onde estudou com Viktor Popov (direcção) e Mikhail Arkadiev (piano). Em 1997/1998, especializa-se em Composição no Conservatório Superior de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.
Desde 1989 participou em inúmeros concertos, digressões e gravações com vários coros, grupos de Música de Câmara e Orquestras na Europa e América do Norte como cantor, pianista e maestro de Coro. Trabalhou também com grupos de Música Antiga e compôs para Teatro. Desde 1999 reside em Portugal, onde começou a sua carreira como professor, acompanhador e compositor.
Em 2001 colaborou como Maestro do Coro na produção de ópera “Boris Godunov” de Musorgsky, no Teatro Nacional de São Carlos. É fundador e maestro do Coro Juvenil do Conservatório de Musica de Albufeira, com o qual fez digressões na França, Alemanha, Áustria, Grécia e Espanha e gravou o seu primeiro CD “Sinos ao longe” em 2005.

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space