15/10/2009

Tons e Sons do Mundo

Dias 15 e 16 Outubro no Teatro Académico de Gil Vicente, "Tons e Sons do Mundo".

Música do mundo (world music) refere-se à música tradicional, ou música folclórica, criada e tocada por músicos indígenas dessa cultura e que está intimamente ligada a melodias das regiões de onde são oriundos.

O termo World Music ganhou projecção internacional a partir da década de 80, graças à utilização de elementos musicais pouco conhecidos do público, basicamente, de origem anglo-saxónica. O seu aproveitamento na música pop realizou-se pelas mãos de artistas como Peter Gabriel (que fez parceria com o artista paquistanês Nusrat Fateh Ali Khan e com o senegalês Youssou N'Dour) e David Byrne (responsável pela projecção internacional de Tom Zé, lançando no mercado americano o seu álbum Estudando o Samba). Um outro colaborador importante foi George Harrison que, nas décadas de 60 e 70, trouxe ao mundo do rock a sitar indiana (tornando-se amigo de Ravi Shankar).

Dado o seu reconhecimento, hoje os Grammy contam com uma categoria específica para a World Music, na qual artistas brasileiros como Gilberto Gil e Sérgio Mendes já foram premiados.

A Câmara Municipal de Coimbra, através do seu Departamento de Cultura, vai levar a efeito uma acção que visa satisfazer, numa 1ª fase, o público da região de Coimbra e, numa 2ª fase, o público nacional admirador deste género musical. Esta iniciativa tomou, genericamente, a denominação de Tons e Sons do Mundo-Festival de Música Étnica.


15 Outubro
16h – Worksop de Flamenco com SOFIA ABRAÇOS. - Máximo 20 Pessoas
21h30 – Espectáculo com SERVA LA BARI - Flamenco e Sevilhanas.
23h – Espectáculo com ENEIDA MARTA – Música Africana.

16 Outubro
16h – Worksop de Danças Africanas com PRENDA. - Máximo 20 Pessoas
21h30 – Espectáculo com os MU – Músicas do Mundo.
23h – Espectáculo com Kilandukilu – Dança e Música Africana.


Organização: Departamento de Cultura
Produção: Espalhafactus
Apoio: TAGV

ACESSO GRATUITO | Reserva de ingressos: bilheteira do TAGV | telef. 239 855 636 (2ª a sáb. 17h00-22h)

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space