19/10/2009

Briosa vence Portimonense e avança na Taça

Chegar, ver e vencer. Assim se contam os primeiros dias de André Villas Boas na Briosa. Chegado a meio da semana, o novo treinador dos “estudantes” não podia ter desejado melhor estreia no comando técnico da Académica, depois de hoje ter vencido o Portimonense por 2-1 em partida a contar para a III eliminatória da Taça de Portugal.

Frente a uma equipa que actualmente lidera a Liga Vitalis, a Académica confirmou desde o início que as ideias que o novo técnico tinha deixado transparecer na conferência de imprensa de antevisão não eram um mero acaso. Os “estudantes” impuseram o seu jogo numa bela partida de futebol que, contudo, não contou com mais de um milhar de espectadores no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, apesar de o tempo ser bastante convidativo.

Depois de um início de jogo algo morno, foi a Académica a primeira a criar perigo por intermédio de Sougou. O 18 da Briosa quase inaugurava o marcador depois de uma boa combinação de Miguel Pedro e Emídio Rafael no lado esquerdo do ataque. Miguel Pedro viria de seguida a ser substituído por Lito, depois de se ter lesionado numa disputa de bola.

O cabo-verdiano entrou bem no encontro e aos 40 minutos tinha tudo para fazer o golo mas o seu remate acabaria travado por um defesa contrário, com a bola a sair pela linha final. Desse canto, surgiria então o primeiro da Briosa. Miguel Fidalgo aproveitou um ressalto na área e batia Pedro Silva pela primeira vez.

A “bomba” de Tiero

A vencer no encontro, a Académica não tirou o pé do acelerador e ainda antes do intervalo iria fazer o segundo golo. E que golo… Tiero, de fora da área, disparou uma autêntica bomba que só parou na baliza da turma de Portimão. O intervalo chegava com o 2-0 no marcador, um resultado que premeia sobretudo a eficácia estudantil durante os primeiros 45 minutos.

O treinador do Portimonense, Lito Vidigal, sabia que teria agora de correr atrás do prejuízo e procedeu a duas alterações ao intervalo. Balu e Monteiro entravam para dar outra vivacidade à equipa mas haveria de ser Pires a dar esperança aos algarvios. O 20 do Portimonense concluiu da melhor maneira uma jogada rápida de ataque e reduzia assim a desvantagem para apenas um golo de diferença. Estavam decorridos 53 minutos.

Com muito tempo ainda para jogar, a verdade é que a Académica soube gerir muito bem a eventual pressão da equipa de Lito Vidigal, que partia agora em busca da igualdade. A Briosa dispôs das melhores oportunidades para marcar, mas os golos já não haveriam de surgir.

A partida chegava ao fim com a vitória da Académica por 2-1, que segue assim em frente na Taça de Portugal. No próximo fim de semana estará de regresso o campeonato e a Briosa viaja até ao Dragão para defrontar o FC Porto.

Fonte: AAC - OAF

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space