27/10/2009

Música Barroca na Biblioteca Joanina

Hoje, dia 27 de Outubro pelas 21h30, inserido no CICLO Noites na Biblioteca Joanina, podemos assistir a um concerto de Música Barroca com Obras de Vivaldi, Biber, J. S. Bach e Haendel.

O Quarteto Santa Cruz de Coimbra é constituído por músicos com larga experiência na interpretação de música antiga. O grupo pretende abordar com critérios históricos e filológicos este reportório, numa interpretação com o máximo de autenticidade, através do uso de instrumentos e técnicas de execução da época, aproximando-se com mais rigor da ideia original dos compositores. A composição do grupo é gerida pelo reportório executado em cada concerto ou projecto musical, com o objectivo de executar obras do espólio que se encontra na Biblioteca da Universidade de Coimbra, e que, anteriormente, pertencia à Escola de Santa Cruz.

O Quarteto estreou-se em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz, em 2005, executando as “Sete Palavras de Cristo na Cruz” de J. Haydn.

Tocou em diversas salas de concerto em Espanha e Portugal, e de entre os vários programas destacam-se os Quintetos para quarteto de cordas e Guitarra Romântica de Boccherini, nas comemorações dos 200 anos da sua morte.

Joana Neto é natural do Porto. Realizou o curso Básico e Complementar no Conservatório de Música do Porto, na classe de Piano do Professor Constantin Sandu. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Aveiro (Licenciatura em Ensino de Música).

Estudou e frequentou cursos de Piano com os Professores: Vitaly Dotsenco, Chagas Rosa, Sequeira Costa, Álvaro Teixeira Lopes e Edson Elias.

Com a mesma idade, iniciou os estudos de canto, com o Professor António Salgado (seu professor actual). Posteriormente, trabalhou com Maria Repas Gonçalves, Joaquina Ly, Oliveira Lopes, Claire Vangeliste, Isabel Alcobia e João Lourenço. Concluiu o Mestrado em 2005 na FLP, Universidade do Porto. Desde 1999 que Lecciona a disciplina de Piano no Conservatório de Música de Coimbra.

A sua primeira apresentação como solista foi no Teatro Carlos Alberto, no Porto, onde estreou peças para Piano e Contralto da Compositora Maria João Magno, no Centenário de António Nobre. Participou, ainda, na estreia da obra Catharsis, do compositor Pedro Janela, foi solista com a Orquestra ADARTE, no Festival de Música de Coimbra 2006, 2007 e 2008, Festival de Leiria 2007, Concerto Prestígio com Orquetra Clássica do Centro, Quarteto Santa Cruz, Grupo Renascentista Cantus Anonimus, Festivais de Música de Zagreb e Costa da Croácia com o grupo Trovasdamigo, em 2009.

0 comentários:


© 2009 - Coimbra Space